Quem somos

Sobre nós


QUEM SOMOS: O STI (Seminário Teológico Interamericano) é uma escola de transformação de “pescadores de peixes” em “pescadores de homens” Lucas 5. 8-11.
 
VISÃO: Nossa visão é uma paráfrase do Pacto de Lausanne (Suiça-1974), ou seja, que todo mundo leve o Evangelho todo para o mundo todo!
 
NOSSA HISTÓRIA E MISSÃO: Cumprimento de promessa de Deus e repostas de orações o STI é uma Escola de cuja missão é chamar “pescadores”, “carpinteiros”, “coletores de impostos”, “ex-alguma- coisa”, enfim,  gente comum e simples para serem transformados em líderes para servirem no reino de Deus.
 
Nossa missão é tríplice, veja:
1-    Formar de líderes;
2-    Formar professores;
3-    Formar pastores para servirem  a Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
PLANO ACADÊMICO
O presente currículo está estruturado em uma malha que abrange três objetivos que estabelecem três níveis que culminam na formação de líderes, professores e pastores para o desenvolvimento da obra de Deus.
FUNDAÇÃO DA ESTRUTURA DO CURRÍCULO
Como alicerce da estrutura curricular proposta, fica evidente que a finalidade da existência do STI é a ser uma resposta a uma necessidade instituída como “a formação de trabalhadores e dirigentes para o trabalho”. A resposta está baseada em uma reflexão teológica bíblica que nos leva a nos perguntar: Quem são chamados para fazer a obra ou ministério?, E a resposta a esta pergunta apoia esta proposta: Todos nós somos chamados a fazer a obra, fazendo parte de o corpo de Cristo todos temos uma responsabilidade e nenhum é mais importante que o outro (1 Coríntios 12:12), então se dissermos que o STB tem por finalidade formar trabalhadores para o trabalho, então entendemos que é seu campo de atuação atinge toda a igreja, pastores, líderes, diáconos, professores, etc. Isso estabelece a necessidade de propor um currículo que permita de alguma forma responder a esse propósito.
Para o qual se propõe a seguinte estrutura curricular por eixos: Liderança, Teologia Bíblica e Pastoral, que visa estabelecer uma estrutura que permita a formação de líderes, professores e pastores. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos para cada um dos eixos:
OBJETIVO DOS EIXOS
 EIXO DE LIDERANÇA
Desenvolver líderes com uma concepção missional de sua vida cristã, capazes de compreender os ministérios cristãos e exercê-los.
EIXO TEOLÓGICO DA BÍBLIA
Desenvolver a capacidade de interpretação, reflexão e comunicação teológica bíblica, desenvolvendo capacidades científicas de investigação, análise e produção das relações entre o ser humano Deus e o universo.
EIXO PASTORAL
Desenvolver as capacidades de administração e gestão pastoral, dentro e fora da igreja.
Por outro lado, entendemos quatro áreas em cada eixo, que são:
- Fundamento teológico bíblico
-Igreja
- Ministérios
-Gestão
DETALHE DO CONTEÚDO DE CADA ÁREA EM CADA EIXO
EIXO DE LIDERANÇA 
Fundamentos teológicos bíblicos (110): Visão geral do AT (111), Análise crítica e reflexão filosófica (112) Visão geral doutrinária teológica (113), Visão geral do Novo Testamento (114), Análise e introdução à Bíblia (115), Linguagem bíblica (linguística ferramentas) (116)
 Igreja (120): Natureza e finalidade da Igreja (121), Movimentos eclesiais contemporâneos (122).
Ministérios (130): Crescimento da Igreja e Ministérios Cristãos (131), Prática de Visitação (132), PRÁTICA DE Mordomia (133),
Gestão (140): Técnicas de Comunicação e Estudo (141), Gestão de Recursos Humanos (142), Comunicação para o Desenvolvimento da Missão (143)
EIXO BÍBLICO MINISTERIAL
Fundamentos teológicos bíblicos (210): Exegese do AT (211), Exegese do NT (212), Teologia Sistemática I (213), Teologia Sistemática II (214), Introdução à teologia latino-americana (215), Hebraico I (216), Grego I (217)
Igreja (220): História da Igreja I (221), História da Igreja II (222).
Ministérios (230): Educação Cristã I (231), Educação Cristã II (232), Trabalho Prático (233), Trabalho Prático (Trabalho prático de Projeto de Design) (234)
Gestão (240): Desenvolvimento de projetos (241).
EIXO PASTORAL 
 Fundamentos Teológicos Bíblicos (310): Análise dos movimentos teológicos contemporâneos (311), Teologia do Antigo Testamento (312), Filosofia Hermenêutica (313), Grego II (314), Hebraico II (315), Exegese Avançada (316), História da Pensamento Cristão (317), Teologia do Novo Testamento (318), Reflexão e Produção Teológica (319)
Igreja (320): História e Identidade Batista (321), Prática de Pregação Bíblica (322), Missiologia (323).
Ministérios (330): Família Cristã (331), Homilética I (332), Homilética II (333), Aconselhamento Cristão (334), Aconselhamento Familiar (335), Evangelismo (336)
Gestão (340): Ética e Missão Integral (341), Administração Eclesiástica (342), Métodos de Pesquisa (343), Seminário de Graduação (344), Defesa de Graduação (345).
VALOR DOS CRÉDITOS
De acordo com os critérios estabelecidos pela ASIT, um crédito vale 15 horas-aula. Assim, um curso de dois créditos equivale a 30 horas acadêmicas ao longo de um semestre, um curso de quatro créditos equivale a 60 horas acadêmicas no semestre e um curso de seis créditos equivale a 90 horas no semestre.
VALOR DA HORA ACADÊMICA
A hora letiva tem o valor de 45 minutos, sendo que uma disciplina com 4 créditos significa 180 minutos aulas semanais e uma disciplina com 3 créditos significa 135 minutos aulas semanais.
NÚMERO TOTAL DE CRÉDITOS PARA GRADUAÇÃO
O número total de créditos para graduação de acordo com os diferentes níveis é o seguinte:
 
- Curso Básico em Teologia: 104 créditos no total que incluem 92 para caducidade das disciplinas e 6 para práticas.
- Bacharelado Superior em Teologia, 262 créditos no total, dos quais 238 para vencimento das disciplinas, 8 para o projeto de graduação e 24 para as práticas (12 de trabalho prático em residência e 12 de trabalho de projeto prático).
 
 
PROFISSÃO DE FÉ:
I — DAS ESCRITURAS
Cremos que a Bíblia Sagrada foi escrita por homens divinamente inspirados; que é um tesouro perfeito de instrução celestial, tendo Deus por seu verdadeiro autor; que tem por objetivo a salvação dos homens; que o seu conteúdo é a verdade sem qualquer mescla de erro; que revela os princípios pelos quais Deus nos julgará e por isso é, e continuará sendo, até ao fim m do mundo, o verdadeiro centro da união cristã e padrão supremo pelo qual toda a conduta, credos e opiniões dos homens devem ser julgados. (2Sm 23.2; SI 119.59,60,111; Pv 30.5,6; Is 8.20; Mc 16.16; Lc 10.10-16; 12.47,48; 16.29-31; Jo 5.38,39; 10.35; 12.47,48; At 1.16; 3.21;11.14;17.11,17; Rm 1.16; 2.12; 3.1-4; 1Co 1.10; 4.3,4; 2Co 13.5; Ef 3.17; 4.3-6; Fp 1.9-11; 2.1,2; 3.16; 1Ts 5.21; 2Tm 3.15-17; 1Pe 1.10,12; 4.11; 2Pe 1.21; 1Jo 4.1,6; Jd 3; Ap 22.18,19).
II — DO VERDADEIRO DEUS
Cremos que há um e somente um Deus vivo e verdadeiro, Espírito infinito e inteligente, cujo nome é Jeová, Criador e Senhor Supremo dos céus e da terra, indizivelmente glorioso em santidade e digno de toda honra, confiança e amor; que na Unidade Divina há três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais em todas as perfeições divinas e que executam ofícios distintos, mas harmônicos na grande obra da Redenção.
(Êx 15.11; Sl 83.18; 147.5; Is 6.3; Jr 10.10; 12.2; Mt 10.37; 28.19; Mc 12.30; Jo 4.24; 5.17; 14.23; 15.26; 17.5,10; At 5.3,4; Rm 1.20; 1Co 2.10,11; 12.4-6; 2Co 13.13; Ef 2.18; Fp 2.5,6; Hb 3.4; 1Pe 1.15,16; 1Jo 10.7; Ap 1.4,5; 4.6-8,11).
III — DO ESPÍRITO SANTO
Cremos que o Espírito Santo é o Espírito de Deus. Ele inspirou homens santos da antiguidade para escrever as escrituras. Capacita homens através de iluminação a compreender a verdade. Exalta a Cristo. Convence do pecado, da justiça e do juízo. Atrai homens ao Salvador e efetua regeneração. Cultiva o caráter cristão, conforta os crentes e concede os dons espirituais pelos quais eles servem a Deus através de sua Igreja. Sela o salvo para o dia da redenção final. A presença dEle no cristão é a segurança de Deus para trazer o salvo à plenitude da estatura de Cristo. Ele ilumina e reveste de poder (batismo no Espírito Santo) o crente e a Igreja para a adoração, evangelismo e serviço.
(Gn 1.2; Jz 14.6; Jó 26.13; SI 51.11; 139.7; Is 61.1-3; Jl 2.28-32; Mt 1.18; 3.16; 4.1; 12.28-32; 28.19; Mc 1.10,12; Lc 1.35; 4.1,18, 19; 11.13; 12.2; 24.49; Jo 4.24; 14.16, 17,26; 16.7-14; At 1.8; 2.1-4, 38; 4.31; 5.3; 6.3; 7.55; 8.17, 39; 10.44; 13.2; 15.28; 16.6; 19.1-6; Rm 8.9-11; 14.16, 26, 27; 1Co 2.10-14; 3.16; 12.3-11; Gl 4.6; Ef 1.13,14; 4.30; 5.18; 1Ts 5.19; 2Tm 3.16; 4:1; 2Tm 1.14; 3.16; Hb 9.8,14; 2Pe 1.21; 1Jo 4.13; 5.6,7; Ap 1.10; 22.17).
IV — DA QUEDA DO HOMEM
Cremos que o homem foi criado em santidade, sob a lei do seu Criador, mas caiu desse estado santo e feliz, por transgressão voluntária, em consequência da qual toda a humanidade tornou-se pecadora, não por constrangimento, mas por livre escolha, sendo por natureza destituída completamente daquela santidade que a lei de Deus requer, e positivamente inclinada à prática do mal, estando, sem defesa nem escusa, condenada com justiça à ruína eterna.
(Gn 1.27,31; 2.16; 3.6-24; 6.12; Sl 51.5; Ec 7.29; Is 53.6; Ez 18.20; Mt 20.15; Jo 3.6; At 17.26; Rm 1.18,32; 2.1-16; 3.9-18; 5.15-19; 8.7; Gl 3.10,19,22).
V — DO MEIO DA SALVAÇÃO
Cremos que a salvação dos pecadores é inteiramente de graça pela mediação do Filho de Deus, o qual, segundo desígnio do Pai, assumiu livremente nossa natureza, mas sem pecado, honrou a lei divina pela sua obediência pessoal, e por sua morte realizou completa expiação dos nossos pecados; que, tendo ressurgido dos mortos, está agora entronizado nos céus e que, unindo em sua maravilhosa pessoa a mais terna simpatia com a perfeição divina, está completamente capacitado para ser o Salvador adequado, compassivo e todo-suficiente dos homens.
(Sl 34.22; 89.19; Is 42.21; 53.4,5; Mt 18.11; 20.28; Jo 1.1-14; 3.16; At 15.11; Rm 3.21,24,25; 1Co 3.5,7; 15.1-3; 2Co 5.21; Gl 4.4,5; Ef 2.5, 8,9; Fp 2.6-8; Cl 2.9; 3.1-4; Hb 1.3,8; 2.9-14,18; 4.14; 7.25,26; 8.1; 9.13-15; 12.24; 1Jo 2.2-5; 4.10).
VI — DA JUSTIFICAÇÃO
Cremos que a grande bênção do evangelho, que Cristo assegura aos que nEle creem, é a Justificação; que esta inclui o perdão dos pecados e a promessa da vida eterna, baseada nos princípios da justiça; que é conferida, não em consideração de quaisquer obras justas que tenhamos feito. Mas exclusivamente pela fé no sangue do Redentor que, em virtude dessa fé, a perfeita justiça de Cristo é livremente imputada por Deus; que ela nos leva ao estado da mais abençoada paz e favor com Deus e nos assegura todas as outras bênçãos necessárias para o tempo e a eternidade.
(Is 53.11,12; Zc 13.1; Mt 6.23; 9.6; Jo 1.16; At 10.43; 13.39; Rm 4.4,5; 5.1-3,9,11,17,19,21,22; 6.23; 8.1; 1Co 1.30,31; Ef 3.8; Fp 3.8,9; 3.24-26; 4.23-25; 1Tm 4.8; Tt 3.5,6; 1Jo 2.12,25).
VII — DA GRATUIDADE DA SALVAÇÃO
Cremos que as bênçãos da salvação cabem gratuitamente a todos por meio do evangelho; que é dever imediato de todos aceitá-las com fé obediente, cordial e penitente, e que nada impede a salvação, ainda mesmo do maior pecador da terra, senão sua perversidade inerente à voluntária rejeição do evangelho, a qual agrava a sua condenação.
(Pv 1.24; Is 55.1; Mt 11.20; 23.27; Mc 1.15; Lc 14.17; 19.27; Jo 3.19; 5.40; At 13.46; Rm 1.15,17; 9.32; 16.26; 2Ts 1.8; Ap 22.17).
VIII — DA GRAÇA DA REGENERAÇÃO
Cremos que os pecadores para serem salvos precisam ser regenerados, isto é, nascer de novo; que a regeneração consiste na outorga de uma santa disposição à mente, e que isso se efetua pelo poder do Espírito Santo de um modo que transcende a nossa compreensão, em conexidade com a verdade divina, de maneira a assegurar-nos nossa obediência voluntária ao evangelho; que a evidência da regeneração transparece nos frutos santos do arrependimento e da fé e em novidade de vida.
(Dt 30.6; Ez 36.26; Mt 3.8-10; 7.20; Jo 1.13; 3.3,6,8; 7.1; Rm 2.28,29; 5.5; 8.9; 1Co 1.30; 2.14; 12.3; 2Co 5.17; Gl 5.16-23; Ef 2.14-21; 4.20-24; 5.9; Fp 2.13; Cl 3.9-11;Tg 1.16-18; 1Pe 1.20,25 ; 1Jo 4.7; 5.1,4; Ap 21:27).
IX — DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ
Cremos que o arrependimento e a fé são deveres sagrados e também graças inseparáveis, originadas em nossas almas pelo Espírito regenerador de Deus; que, sendo por essas graças convencidos profundamente de nossa culpa, perigo e incapacidade, bem como do caminho da salvação por Cristo, voltamo-nos para Deus com sincera contrição, confissão e súplica por misericórdia, recebendo ao mesmo tempo de coração o Senhor Jesus Cristo como nosso Profeta, Sacerdote e Rei, e confiando somente nEle como o único e autossuficiente Salvador.
(SI 2.6; SI 51; Mc 1.15; Lc 15.18-21; 18.13; At 2.37,38; 3.22,23; 11.18; 16.30,31; Rm 10.9-13; 2Co 7.11; Ef 2.8; 2Tm 1.12; Hb 1.8; 4.14; 7.25; Tg 4.7-10; 1Jo 1.8).
X — DO PROPÓSITO DA GRAÇA DE DEUS
Cremos que a eleição é o eterno propósito de Deus, segundo o qual Ele gratuitamente regenera, santifica e salva pecadores; que esse propósito, sendo perfeitamente consentâneo com a livre agência do homem, compreende todos os meios que concorrem para esse fim. Que é gloriosa manifestação da soberana vontade de Deus que é infinitamente livre, sábia, santa e imutável; que exclui inteiramente a jactância e promove a humildade, o amor, a oração, o louvor, a confiança em Deus, bem como a imitação ativa de sua livre misericórdia; que encoraja o uso dos meios de santificação no grau mais elevado e pode ser verificada por seus efeitos em todos aqueles que realmente creem no evangelho; que é o fundamento de segurança cristã e que o verificá-la, a respeito de nós mesmos, exige e merece a nossa maior diligência.
(Êx 33.18,19; Is 42.16; Jr 31.3; Mt 20.13,16; Lc 18.7; Jo 6.37-40; 10.16; 14.23; 15.16; At 1.24; 13.48; 15.14; Rm 3.27; 4.16; 8.28-30; 9.23,24; 11.5,6,28,29,32-36; 1Co 1.26,31; 3.3,7; 4.7; 9.22;15.10; Ef 1.3-14; Ef 1.16; Ef 1.11; Fp. 3.12; Cl 3.12; 1Ts 1.4-10; 2.12; 2Ts 2.13,14; 2Tm 1.8-10; Hb 6.11; Tg 1.17,18; 2.18; 1Pe 1.1,2; 2.9; 5.10; 2Pe 1.10; 1Jo 4.19).
XI — DA SANTIFICAÇÃO
Cremos que a Santificação é o processo pelo qual, de acordo com a vontade de Deus, somos feitos participantes de sua santidade; que é uma obra progressiva que se inicia na regeneração; que é contínua dá nos corações dos crentes pela presença do Espírito Santo, o Confirmador e Confortador, no uso contínuo dos meios indicados, especialmente a palavra de Deus, o exame próprio, a renúncia, a vigilância e a oração.
(Pv 4.18; Mt 26.41; Lc 9.23; 11.35; Jo 3.6; Rm 8.5; 2Co 7.1; 13.5,9; Ef 1.4,13,14; 4.3,11,12; 6.18; Fp 1.9-11; 2.12,13; 1Ts 4.3; 5.23; Hb 6.1; 1Pe 2.2; 2Pe 1.5-8; 3.18; 1Jo 2.29).
XII — DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS
Cremos que só são crentes verdadeiros aqueles que perseveram até o fim; que a sua ligação perseverante com Cristo é o grande sinal que os distingue dos que professam superficialmente; que uma providência especial vela pelo seu bem-estar e que são guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação.
(SI 19.11,12; 121.3; Jr 32.40; Mt 6.30-33; 13.20,21; Jo 6.66-69; 8.31; Rm 8.28; Ef 4.30; Fp 1.6; 2.12,13; Hb 1.14; 13.5; 1Pe 1.5; 1Jo 2.27,28; 3.9; 5.18; Jd 24).
XIII — DA HARMONIA ENTRE A LEI E O EVANGELHO
Cremos que a lei de Deus é a regra eterna e imutável de seu governo moral; que é santa, justa e boa, e que a incapacidade atribuída pelas escrituras ao homem decaído para cumprir os seus preceitos, deriva inteiramente do amor que ele tem pelo pecado; que um dos grandes objetivos do evangelho e dos meios da graça relacionados com o estabelecimento da igreja visível, é o de libertar os homens do pecado e restaurá-los, através de um Mediador, à obediência sincera à santa lei.
(SI 19.7-11; Mt 5.17; 16.17,18; Lc 16.17; Rm 3.20,31; 4.15; 7.7,12,14,22; 8.2-4; 10.4; 1Co 12.28; Gl 3.21; 1Tm 1.15; Hb 8.10; Jd 20,21).
XIV — DA IGREJA EVANGÉLICA
Cremos que uma igreja visível de Cristo é uma congregação de crentes batizados, que se associam por um pacto na fé e comunhão do evangelho; que observam as ordenanças de Cristo e são governa dos por Suas leis; que usam os dons, direitos e privilégios a eles concedidos pela palavra; que seus únicos oficiais, segundo as escrituras, são os bispos ou pastores e os diáconos, cujas qualificações, direitos e deveres estão definidos nas epístolas a Timóteo e a Tito.
(Mt 18.15-20; 28.20; Jo 14.15; 15.11; At 2.41,42,47; 5.11; 8.11; 11.21; 14.23; Rm 16.17-20; 1Co 1.1-13; 4.17; 5.5,12,13; 11.2,23 ; 14.12,23; 2Co 2.17; 8.5; Gl 6.2; Ef 4.7; Fp 1.1,27; 1Ts 4.2; 2Ts 3.6; 1Tm 3.5; Tt 1; 1Jo 4.21; 2Jo 6; 3Jo 9).
XV — DO SÁBADO CRISTÃO
Cremos que o primeiro dia da semana é o Dia do Senhor ou sábado cristão e que deve ser consagrado a propósitos religiosos, com abstenção de todo trabalho secular e recreações mundanas e pela observância piedosa de todos os meios de graça, quer privados quer públicos, e pela preparação para aquele repouso que resta para o povo de Deus.
(Gn 2.3; 46.2-8; Êx 20.8; 31.14-18; SI 25.8; 86.3; 118.24; Is 58.13; Mc 2.27; Jo 20.19; At 17.2,3; 20.7; 1Co 16.1,2; Cl 2.16,17; Hb 4.3-11; 10.24,26; Ap 1.10).
XVI — DO GOVERNO CIVIL
Cremos que o governo civil é de ordenação divina para os interesses e a boa ordem da sociedade humana, e que os magistrados devem ser objeto de nossas orações, bem como devem ser conscientemente honrados e obedecidos, exceto, exclusivamente, nas coisas que se opõem à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, que é o único Senhor da consciência e o Príncipe dos reis da terra.
(Êx 18.23; Dt 18.18; 2Sm 23.3; SI 2; 9; 71.11; Dn 3.15-18; 6.7-10; Mt 10.28; 23.10; At 4.18-20; 5.29; Rm 13.1-7; 14.4,9-13; 1Tm 2.1-3; Ap 19.16).
XVII — DOS JUSTOS E DOS ÍMPIOS
Cremos que há uma diferença radical e essencial entre os justos e os ímpios; que somente aqueles que pela fé são justificados em o nome do Senhor Jesus e santificados pelo Espírito de nosso Deus são verdadeiramente justos à face de Deus, enquanto todos aqueles que continuam na impenitência e na incredulidade são ímpios aos seus olhos e se encontram sob a maldição; que essa distinção permanece entre os homens, quer na morte, quer após a morte.
(Gn 18.23; Êx 3.17; SI 10.4; Pv 10.24; 11.31; 12.26; 14.32; Is 5.20; 55.6,7; 57.21; Jr 15.19; 18.24; Mt 3.18; 7.13,14; Lc 12.4,5; 9.23-26; 16.25; Jo 3.36; 8.21- 24; 12.15,16; At 10.34,35; Rm 1.17; 3.7; 6.15; 7:6; 8.18,22; 1Co 11.32; Gl 3.10; 1Pe 4.17,18; 1Jo 2.29; 1Jo 5.19).
XVIII — DO MUNDO VINDOURO
Cremos que se aproxima o fim m do mundo; que no último dia, Cristo descerá dos céus e levantará os mortos do túmulo para a recompensa final; que ocorrerá então uma solene separação; que os ímpios serão entregues à punição sem fim e os justos à bem-aventurança para sempre; e que esse julgamento, baseado nos princípios da justiça, determinará o estado final dos homens no céu ou no inferno.
(Dn 12.2; Mt 13.37-43; 24.30; 25.31; 28.20; Mc 9.43-48; Lc 14.14; Jo 4.36; 5.28,29; 6.40; 11.25,26; At 1.11; 3.21; 10.42; 17.31; 24.15; Rm 2.2-16; 3.5; 1Co 4.5; 6.9,10; 7.29,31; 15.12,58; 2Co 4.18; 5.10,11; Fp 3.19; 1Ts 4.13-17; 5.1-11; 2Ts 1.6-12; 2Tm 1.10; Hb 1.10-12; 6.1,2; 9.28; 1Pe 4.7; 2Pe 2.9; 3.3-13; 1Jo 2.17,28; 4.17; Ap 1.7; 20.11,12; 22.11).